Jornal Estrela Guia de Aruanda

A casa Ação Cristã Vovô Elvírio confere grande importância ao estudo esclarecedor e vivificante. O espiritismo postula muito bem este ensinamento quando afirma que “sem a luz da razão, desfalece a fé” (Allan Kardec).

A Umbanda tem fundamento e é preciso estudar! Por isso, o preto-velho Pai Leopoldo, dirigente espiritual do ACVE, criou em 2012 - sob as bênçãos de Oxóssi - o Jornal Estrela Guia de Aruanda!

O objetivo das publicações é compartilhar com a comunidade, os consulentes e os médiuns de Umbanda, ou seja, todos os interessados em conhecer uma Umbanda de luz, amor e caridade, os saberes e conhecimentos sobre espiritualismo e sobre a Umbanda praticada no ACVE .

Nos JORNAIS Estrela Guia de Aruanda você encontra orientações quanto à ritualística do ACVE; cronograma de giras; estudos sobre os Orixás e entidades de Umbanda; mensagens evangelizantes; textos com temas diversos de interesse cristão; esclarecimentos sobre a Umbanda; e muitos outros temas que ajudam a promover o progresso moral e espiritual da humanidade!

Tem sugestões de temas ou materiais, dúvidas, casos interessantes ou críticas ao Jornal? Envie e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Uma ótima leitura!

Muito obrigado!

Saravá! Axé!

Quando nos propusemos a realizar quaisquer exercícios, ficamos disponíveis ao movimento. Ao mudarmos de lugar, de posição, de condição. Pense em um exercício de matemática. Todo professor da área indica que, quanto maior o número de exercícios, maior a probabilidade de compreendermos o cerne da equação. Assim ocorre com uma…
Não existe caminho correto ou a fórmula perfeita de como vivenciar e educar a mediunidade. Existe, sim, caminho individual e vivências pessoais que acontecerão de forma própria, em momentos exclusivos e com particularidades, construindo a mediunidade de cada ser. Porém, o ideal é que ele ocorra de acordo com um…
Nós, seres humanos, de diversas formas, buscamos exemplos de motivação. Histórias de guerra que relatam vitórias sobre grandes exércitos ou outros tipos que contam casos de grande superação servem como motivação para que possamos passar pelos momentos difíceis. Alguns nos inspiram de tal forma que chegam até a alimentar os…
À qual grupo social você pertence? Qual o seu time de futebol preferido? Qual a sua posição dentro do espectro político brasileiro? É católico? Umbandista? Já sei, ateu. E estudioso? Mais ou menos? Cor? Azul, verde, vermelho? Tudo bem. Agora responda com convicção. Você tem argumentos suficientes para defender as…
%PM, %04 %832 %2019 %15:%Abr

VENCE DEMANDA

Escrito por
“Ogum venceu demanda, nos campos do Humaitá Cruzou sua espada na areia, lavou seu escudo no mar ...” Vence demanda, também conhecida como quebra-demanda, justicia, erva-de-ogum, salgueiro folheado, abre-caminho, quebra-tudo, vence-tudo, possui o nome científico justicia gendarussa. Um pequeno arbusto de até 1,5 m de altura, ereto e ramificado, produz…
O médium que busca o desenvolvimento do seu lado espiritual ouve com fequência que sua evolução terá que passar, obrigatoriamente, pelo processo de reforma íntima. Mas o que é isto? Como realizá-la na prática? O processo é longo e temos que trabalhar por etapas. Alguns passos são imprescindíveis. Este texto…
Há tantos fios perdidos neste mundo véi de Deus. Independentemente do motivo que os leva a tal estado, a origem dele sempre será um sentimento. Um sentimento exacerbado, ausente... tudo aquilo que tira o sossego é baseado em algum sentimento. E como ocês gostam de sentimentos. Mas dos bons. Os…
Estamos socialmente condicionados a acreditar que forças alheias à nossa vontade são responsáveis pelos acontecimentos de nossa vida. Até aí, tudo bem. Mas essa tendência faz com que transfiramos a responsabilidade dos nossos erros para outras pessoas. Ocorre que é sempre mais fácil encontrarmos um vilão externo do que identificarmos…
A gratidão é o reconhecimento de elementos de valor que merecem essa energia e atenção. Existem três tipos de gratidão: Gratidão automática – seria um protocolo social de linguagem. Usamos a palavra gratidão para agradecer de forma vazia, mas não estamos experienciando, de fato, a gratidão. Seria apenas um recurso…
" ...As rosas não falam, simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti, Ai..." Cartola. As rosas não precisam falar, realmente elas exalam, não apenas o perfume, mas toda a sua energia, todo o seu mistério, toda a sua força, sem perder sua graça, delicadeza e beleza. As…
As verdadeiras conquistas não vêm sem esforço. E muitas vezes é preciso abrir mão de alguma coisa para conseguir outra. Há um termo na Ciência Econômica chamada “trade-off”. Em tradução livre, “trade-off” significa “escolher”, abrir mão de uma determinada coisa para conseguir outra. E toda escolha tem um ganho e…
%PM, %08 %860 %2019 %17:%Fev

GUINÉ

Escrito por
“Cheirou, como cheira Umbanda, Umbanda cheirou guiné...” Originada na América do Sul, mais precisamente na Amazônia, encontrada em alguns lugares da América Central, a guiné (Petiveria alliacea L.), também conhecida como tipi ou amansa-senhor, possui um forte cheiro de alho nas folhas e raízes, possui flores brancas ao final do…
O cheiro de mar chegou. Desanuviou o que me aperreava. Por alguns segundos, fui acometida por uma amnésia providencial. As ideias resolveram se aquietar para deixar a rainha do mar chegar. Ou melhor, se mostrar. Agradecida, fui envolvida em uma manta de água salgada. Num passe de mágica, levou o…
Que a paz de Nosso Senhor Jesus esteja sempre convosco. Caros irmãos, venho hoje, por meio deste espaço sagrado, com o propósito de difundir o conhecimento para aqueles que buscam. Esse jornal é feito com tanto carinho e compromisso por aqueles que o fazem sem nada ganhar materialmente, mas recebem…
Uma aptidão física? Um dom? Um fardo? Um castigo? Bom, pode ser tudo isso e mais um pouco. Ou nada disso também. Afinal, somos nós quem escolhemos a conotação que damos às nossas vivências. A mediunidade é uma escolha que se faz quando ainda estamos na erraticidade e, para exercê-la,…
O amor é a nossa essência. Fomos criados por Deus a partir do amor d’Ele para conosco e do amor que Ele quer que nós tenhamos para com nossos irmãos. Daí se iniciou a epidemia do amor, como uma corrente do bem, conseguem ver? Considerando o ponto de partida, a…
Página 1 de 10